OSCAR 2026: Alabama - Presos do Sistema
- 1 de fev.
- 2 min de leitura
Atualizado: 2 de fev.
TÍTULO ORIGINAL: The Alabama Solution
ESTÚDIO / DISTRIBUIÇÃO: HBO
DIREÇÃO: Andrew Jarecki, Charlotte Kaufman
GÊNERO: Documentário dramático e denúncia
DURAÇÃO: 1h57min
ONDE ASSISTIR: HBO MAX
A realidade de um dos sistemas prisionais mais problemáticos dos Estados Unidos, e que passou por momentos de extrema tensão entre 2019 e 2023 – não que atualmente esteja melhor – é o foco deste premiado filme da HBO, e que concorre ao Oscar de Melhor Documentário na edição deste ano da principal premiação do cinema mundial. Bem-vindos a Alabama – Presos do Sistema.

O diferencial desta produção, e que chama a atenção do espectador logo de cara, é a utilização, por parte da dupla de diretores, de diversas imagens e cenas obtidas diretamente de celulares contrabandeados de dentro do próprio sistema prisional, principalmente do presídio de segurança máxima Donaldson.
Ao acompanhar os relatos vindos dos próprios detentos, o espectador consegue ter uma ideia do terror ao qual são submetidos, e que destoam do discurso politicamente correto adotado pelas autoridades daquele estado, e que serviu de base para a governadora, Kay Ivey, que se reelegeu, inclusive. A começar pelo fato que deu início aos seis anos de investigação que deram origem a este longa, quando o detento Steven Davis é violentamente espancado por guardas de Donaldson, e após ser levado à UTI da unidade prisional, aparece morto dentro de um saco de cadáveres. E o pior: uma fotografia de quando estava entubado, bastante desfigurado, cai em domínio público, chegando à imprensa e aos seus familiares.
Pelas gravações dos celulares, vemos que vários detentos testemunharam a violência sofrida por Davis, com exceção de seu companheiro de cela, James Sales, que estava prestes a ser libertado. Em tempo, o próprio sistema do Alabama cuida do caso, mas não da maneira que você pode estar pensando.
A produção segue acompanhando os desdobramentos dos casos, e que culminaram com o movimento “Free Alabama Movement”, liderado de dentro dos presídios pelos detentos Robert Earl e Melvin Ray, e que abalou toda a estrutura prisional na época.
Recheado de cenas extremamente fortes, depoimentos impactantes e denúncias profundas sobre o caos que domina e rege o procedimento de justiça, como um todo, do estado que dá nome à produção, Alabama – Presos do Sistema é um filme marcante, que traz à tona toda a crueldade e o proporcional descaso das autoridades dentro de um mecanismo vendido como perfeito, mas que, na verdade, desrespeita a integridade humana em seus direitos mais básicos.
O documentário está disponível no catálogo da HBO MAX.
NOTA: 7,5


