top of page

OSCAR 2026 - A VIZINHA PERFEITA

  • 31 de jan.
  • 2 min de leitura

TÍTULO ORIGINAL: The Perfect Neighbor

ESTÚDIO / DISTRIBUIÇÃO: Message Films / Netflix

DIREÇÃO: Geeta Gandbhir

DURAÇÃO: 1h36min

GÊNERO: Documentário Policial

ONDE ASSISTIR: Netflix




Vamos iniciar agora nossa tradicional maratona com as críticas das produções indicadas ao Oscar 2026, em suas principais categorias, a saber: Melhor Documentário, Melhor Animação, Melhor Filme Internacional e Melhor Filme, além de uma coluna extra com os indicados a Melhor Curta Metragem e, claro, com os palpites, já na boca da noite da premiação.




Assim, começaremos com os indicados a Melhor Documentário, abrindo os trabalhos com este A Vizinha Perfeita, filme premiado no Festival de Cannes e distribuído pela Netflix ao redor do globo.


A produção acompanha, através dos registros reais feitos pelas câmeras dos policiais que se envolvem no caso, a situação que culminou no assassinato de Ajike Owens, em 2 de junho de 2023, na cidade Ocala, na Flórida, cometido por sua vizinha, Susan Lorincz.


Susan, uma senhora branca, costumeiramente chamava a polícia para reclamar das crianças da rua, de famílias predominantemente negras, que brincavam nos arredores de sua casa, o que a incomodava. É interessante notar como o longa mostra o crescimento da tensão entre os vizinhos, a cada vez que a polícia do condado era chamada e se deslocava ao condomínio para tentar apaziguar os ânimos dos moradores.


No começo uma discussão mais simples, que avança para uma placa arremessada, depois para ameaças mais fortes, envolvimento dos pais das crianças, enfim, até que, em dado momento, no auge dessa tensão, a tragédia acontece.


A forma escolhida pela diretora para mostrar o desenrolar dos acontecimentos, através das câmeras corporais dos policiais, coloca o espectador como testemunha de tudo o que se desenrola, o que traz uma forte angústia, uma vez que nada podemos fazer além de observar tudo o que acontece.


Outro ponto bastante interessante de se notar, e de se lamentar, é a forma como a total falência do significado de SER HUMANO está enraizada na sociedade, que, somada a uma cultura onde o racismo ainda teima em se fazer presente, aliada ao livre comércio das armas de fogo, culmina em desfechos tão dolorosos quanto o ocorrido neste caso, e que se repete às centenas, talvez milhares, se levarmos em conta apenas os Estados Unidos, onde o crime aqui relatado ocorreu.


Passada a morte de Akije, o documentário passa a focar em seus desdobramentos, com a investigação do que realmente aconteceu na noite do crime, baseada no testemunho confuso e desorientado de Susan, e nos testemunhos dos vizinhos, em especial dos filhos da vítima, os mais velhos, principalmente.


A luta da família, e dos outros moradores da rua, por justiça, permeada com trechos reais do julgamento de Susan, trazem um desfecho forte a um filme igualmente impactante, e que vai incomodar até mesmo o mais alheio dos espectadores.


A Vizinha Perfeita é um documentário diferente, que foge do tradicional estilo “narrador/imagens”, e que mostra como a intolerância, aliada à políticas sociais que podem ser classificadas como minimamente equivocadas, tem o poder de destruir vidas, mudar conceitos, e abalar todo um país.




O filme está disponível no catálogo da Netflix e concorre ao Oscar de Melhor Documentário em Longa Metragem.



NOTA: 8,0




  • X
  • Tópicos
  • Instagram

©2022 por Nerdices do Max. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page