top of page

UMA BATALHA APÓS A OUTRA

  • 30 de dez. de 2025
  • 3 min de leitura

TÍTULO ORIGINAL: One Battle After Another

ESTÚDIO/DISTRIBUIÇÃO: Warner Bros.

DIREÇÃO: Paul Thomas Anderson

ELENCO: Leonardo DiCaprio, Sean Penn, Benicio Del Toro, Chase Infiniti

GÊNERO: Drama

DURAÇÃO: 2h42min

ONDE ASSISTIR: HBO MAX



Encabeçado por um elenco de peso, e sob a direção de um dos grandes diretores da atualidade, este Uma Batalha Após a Outra se mostra como uma das grandes produções do ano, com um roteiro adaptado da obra “Vineland”, escrita por Thomas Pynchon, e também assinado por Anderson, e que aborda temas sensíveis como a paternidade, a luta por direitos e a resiliência diante de situações naturalmente difíceis de serem superadas.




A trama nos apresenta ao grupo revolucionário French 75, que luta contra a tirania de um regime totalitário e poderoso – qualquer semelhança, apesar do óbvio exagero, não é coincidência – e seus líderes, que em meio à sua luta, vive um igualmente conturbado romance, que gera um fruto, a bebê Willa. A mãe, que rejeita a menina em detrimento de sua causa, abandona Pat (DiCaprio) e a criança, que fogem e passam a viver no anonimato. 16 anos depois, porém, são descobertos, e a agora jovem é raptada. A partir daí, o filme nos mostra a incessante busca de um pai por sua filha, em uma jornada impressionante.


O que logo chama a atenção no longa, sem dúvida, é a escolha, feita com muito esmero, do elenco. Leonardo DiCaprio mostra todo o amadurecimento que construiu ao longo de sua carreira, dando vida a um homem problemático, cheio de vícios e defeitos, destruído por uma vida de lutas e que se dedicou à criação solo de sua filha, tão logo ela nasceu. Filha esta interpretada por Chase Infiniti, jovem atriz que mostra grande talento em um papel bastante exigente. Temos ainda a participação de Benicio Del Toro que, apesar de um papel pequeno, chama a atenção, como de costume. Mas a cereja do bolo, sem dúvida, é a presença de Sean Penn, como o antagonista do roteiro, e que andava sumido da grande tela, o que é uma pena, pois é, sem discussão, um dos maiores atores de todos os tempos. Atuação impecável.


Claro, um elenco deste naipe precisaria de uma direção igualmente poderosa. E aí temos mais um grande trabalho de Paul Thomas Anderson, cineasta dos mais renomados da atualidade, responsável por produções como Magnólia, Boggie Nigths e Sangue Negro, dentre várias outras. A forma como ele dirige as cenas aqui, tanto as de ação quanto as dramáticas, são de uma sensibilidade e um cuidado poucas vezes visto atualmente. Destaco entre estas cenas a da perseguição de carros, mais para o final do filme, simplesmente espetacular! Enfim, mais um grande trabalho deste que é um dos maiores diretores do momento.


Na parte técnica, Uma Batalha Após a Outra chama a atenção em sua fotografia, belíssima, com aquele amarelado típico de regiões americanas como o Texas, ou comumente visto em faroestes, e que traz toda a temática da sujeira, da pobreza, da dificuldade enfrentada na vida pelos revolucionários, em especial, e que se apresentam de forma sequencial, em uma montagem irretocável, e que explica o título do filme, a propósito. Trilha sonora bem encaixada, planos-sequência em profusão e uma edição de som poderosa complementam o pacote que certamente será alvo de várias premiações.


Inclusive, o longa está indicado em nove categorias no Globo de Ouro 2026, recordista nesta edição, inclusive Melhor Filme Comédia ou Musical (?) e Melhor Direção, e cuja cerimônia acontece no dia 11 de janeiro, com cobertura em tempo real em nossas redes sociais.


Apesar das suas quase três horas de duração, Uma Batalha Após a Outra é um dos melhores filmes de 2025, desponta como um dos favoritos à temporada de premiações, como vimos pelas indicações ao Globo de Ouro, e que devem se repetir no Oscar. Vamos aguardar.




Enquanto isso, se você perdeu esse filmaço nos cinemas, não se desespere, pois ele já está disponível no streaming, mais precisamente no catálogo da HBO MAX. Bom filme!




NOTA: 8,5

  • X
  • Tópicos
  • Instagram

©2022 por Nerdices do Max. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page