OSCAR 2026 - Embaixo da Luz do Neon
- 3 de fev.
- 2 min de leitura
TÍTULO ORIGINAL: Come See Me In The Good Light
ESTÚDIO: Apple
DIREÇÃO: Ryan White
ELENCO: Andrea Gibson, Megan Falley
GÊNERO: Documentário Dramático
DURAÇÃO: 1h44min
ONDE ASSISTIR: Apple TV
Um retrato delicado, íntimo e profundo sobre o drama vivido pela poetisa, ativista e performer Andrea Gibson, durante os quatro anos em que lutou contra um câncer de ovário, que a vitimou em 14 de julho do ano passado, ao lado de sua esposa, Megan Falley, é o tema de Embaixo da Luz de Neon, filme premiado no Festival de Sundance em 2025, e que é um dos indicados ao Oscar de Melhor Documentário este ano. Prepare os lencinhos, você vai precisar.

O filme, dirigido e roteirizado por Ryan White, acompanha a vida de Gibson e Falley a partir do diagnóstico da doença, mas não de maneira linear, intercalando vários momentos da vida de Andrea, tanto pessoal quanto profissional, mostrando sua luta interna, ainda jovem, para aceitar sua própria sexualidade, e como seus poemas e apresentações públicas de suas obras lhe deram um direcionamento de vida poderoso e relevante, mesmo durante seu doloroso tratamento.
A forma como Andrea buscou encarar o que passava, com humor, leveza, perseverança e fé é inspiradora, sempre buscando mostrar a importância de se celebrar a vida, aproveitando cada momento com o máximo de intensidade possível. E é o que elas fazem, na maior parte do processo que enfrentam. Obviamente, existiram os momentos difíceis, as dores, as angústias, as incertezas e o medo que cada resultado de exame trazia. E isso não é escondido.
A delicadeza com que o tema é tratado pelo diretor no longa é facilmente notada pelo espectador, pois não há, em nenhum momento, cenas ou falas apelativas, ou que abusem do sentimentalismo que uma situação dessas naturalmente traz para tentar chegar ao espectador, ou emocionar a qualquer custo. Não. O que se vê na projeção é uma mensagem, acima de tudo, de valorização do que realmente é importante na vida de todos nós, em detrimento de pequenas coisas que temos a tendência de colocar como importantes. Não são.
Embaixo da Luz do Neon é um filme forte, emocionante, e, acima de tudo, verdadeiro, que apresenta ao espectador uma figura que soube viver e lutar pelo que mais lhe importava, e assim continuou mesmo durante a maior batalha de todas: por sua própria vida.
O documentário está disponível no catálogo da Apple TV.
NOTA: 9,0


